A influência de chupetas e mamadeiras no desenvolvimento infantil


Autores

Maria Vitoria Navarro Zornig - Graduanda em Odontologia, UFPR.
Bruna Menoncin Casatti - Doutoranda em Odontopediatria, UPFR.
Profa. Dra. Juliana Feltrin de Souza Caparroz – Professora da disciplina de Odontopediatria, UFPR.

Chupetas e Mamadeiras: Interferência no Aleitamento Materno

   O aleitamento natural é importante para o crescimento normal da criança, sendo o fator inicial do bom desenvolvimento dentofacial, além de favorecer a formação de uma oclusão dentária normal e, por consequência, uma correta mastigação no futuro. Algumas vantagens do aleitamento materno são: os lábios e línguas adquirem posturas corretas; favorece o estabelecimento da respiração nasal; estabelece o crescimento anteroposterior da mandíbula.

 A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade e complementado até os 2 anos ou mais.

  Existem os hábitos de sucção nutritivos e não nutritivos. Os hábitos nutritivos são aqueles no quais a obtenção de nutrientes necessários ocorre diretamente do seio materno ou de objetos com a finalidade de oferecer alimentos à criança; como por exemplo o aleitamento materno e mamadeiras. Já os hábitos não nutritivos são aqueles sem a finalidade de administrar alimentos a criança. Surgem devido a diversas razões, a necessidade do bebê realizar sucção, essa pode proporcionar um desejo especial, sensação de bem estar, proteção e satisfação psicológica; como por exemplo a sucção digital e chupetas.


Hábitos de sucção não nutritivos

      O hábito de sucção de chupetas é considerado sem fins nutritivos e, quando prolongado, pode levar à alguns problemas relacionados a dentição. Além disso, com a introdução desse hábito, a criança tende a mamar menos tempo no seio materno. As chupetas são introduzidas pelas mães para distrair e acalmar o bebê.

      A introdução da chupeta pode causar confusão de bicos e aos poucos o bebê vai preferindo as chupetas do que o aleitamento materno. Por conta disso, a mãe pode acabar produzindo menos leite e causar a interrupção do aleitamento materno. As diferenças mecânicas entre chupar o seio e chupeta podem causar confusão de bicos, pega incorreta do seio e, por consequência, machucar o seio da mãe. A sucção incorreta do seio pode causar rachaduras e impedir que a mãe dê sequencia ao aleitamento.

 Além disso, hábitos de sucção não nutritivos contribuem especificamente para o desenvolvimento de aumento de overjet, mordida cruzada anterior (má oclusão caracterizada por um trespasse vertical negativo entre os dentes anteriores quando os dentes posteriores estão em oclusão) e mordida aberta posterior (condição na qual um ou mais dentes estão anormalmente aposicionados para vestibular ou lingual em relação ao(s) dente(s) antagonistas)Em decorrência da força mecânica exercida pelo bico ou pelo dedo atuando sobre as bases ósseas e dentes, estes hábitos podem interferir no padrão de crescimento e desenvolvimento craniofacial, podendo levar ao desenvolvimento de má oclusão e de alterações das funções estomatognáticas (respiração, mastigação, deglutição e fala).

  A gravidade das alterações estruturais e funcionais causadas ao sistema estomatognático pelo uso de chupetas e sucção digital está relacionada à frequência, duração e intensidade do hábito, bem como a predisposição individual, condicionada a fatores genéticos. Quanto mais precoce for a retirada do hábito, menor a possibilidade de surgirem má oclusões. Quando os hábitos são retirados até por volta dos 3 anos de idade, há maior probabilidade de correção espontânea das possíveis má oclusões. Quando o hábito de sucção permanece depois dessa idade, ele costuma produzir deformações na oclusão dentária, sendo mais frequente a mordida aberta anterior e a mordida cruzada posterior.

  É importante ressaltar que chupetas ortodônticas não são a solução. Chupetas ortodônticas foram projetadas para causar menos efeitos colaterais, pois possuem o bico mais achatado (plano), mais parecido com o formato do bico do seio do que as chupetas convencionais. Portanto, o uso de chupetas ortodônticas pode amenizar o risco do desenvolvimento de má oclusões, porém, não é o fator determinante para a proteção da oclusão, e sim, o tempo e frequência do uso de chupetas.

  Conclui-se que, na dentição decídua, os hábitos de sucção não nutritivos devem ser evitados para evitar o desenvolvimento de má oclusões e no aleitamento materno; e se utilizados, devem ser utilizados com pouca frequência e de forma bem controlada. A maior duração dos hábitos de sucção não nutritivos está associada ao aumento do risco de desenvolver má oclusões, portanto, quanto mais cedo o hábito for retirado, menor será risco a criança desenvolver má oclusões, principalmente se for antes dos 3 anos de idade. 


Referências

1.   Influência do uso de chupetas e mamadeiras na prática do aleitamento materno. BATISTA, C. L. C.; RIBEIRO, V. S.; NASCIMENTO, M. D. S. B.

2.   Hábitos de Sucção não nutritiva em Odontopediatria. ROCHA, M. D. L.; GONÇALVES, G. S. A.

3.   Effect of restricted pacifier use in breastfeeding term infants for increasing duration of breastfeeding (Review). JAAFAR, S. H.; ANGOLKAR, M. S.; HO, J. J.

4.   Pacifier use and interruption of exclusive breastfeeding: Systematic review and meta-analysis. BUCCINI, G. S.; ESCAMILLA, R. P.; PAULINO, L. M.; ARAÚJO, C. L; VENANCIO, S. I.

 

 

 

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Características Anatômicas dos Dentes Decíduos

Estágios de Desenvolvimento de Nolla

Características da oclusão na dentição decídua